Papel maché- papel reciclado.

       Minha paixão pelo papel reciclado começou, mais ou menos a uns 20 anos, quando meus filhos assistiram em um programa de tv, como fazer. No início, foi um dilema, porque eles queriam usar o liquidificador para triturar o papel, e claro, não dá pra misturar materiais que se usa na cozinha com papeis reaproveitados. 
       Então, eles picavam bem miudinho e deixavam de molho de um dia para o outro. Fiz um pequeno bastidor de meia fina para que pudessem fabricar o papel, e quando vi o resultado, fiquei maravilhada! Além de fazer um bem para a natureza, o efeito rustico do papel, me fascinou. 
Entrei na brincadeira, e quando vi, tinha uma pequena oficina com bastidores de madeira recobertos de tela de silk, ficavam lindos os papeis! 
       Vendi para convites, capas de agenda, caixas e várias coisas, mas quem pensa que é fácil trabalhar com produção deste material, se engana, o rendimento é pequeno e a mão de obra bem grande, e a valorização que as pessoas dão, no meu ponto de vista, não é satisfatória.
        De qualquer forma, produzi uma quantidade que até hoje uso em meus projetos particulares, apesar de não vender mais o papel. Assim, fiz o convite de casamento da minha filha, com uma pequena porcentagem do que ainda tenho.
Quem quiser aprender mais, o site que mais me ajudou foi http://www.papeloteca.org.br/  muito interessante!



fiz este desenho com pastel seco sobre papel reciclado, produz um efeito rustico e de personalidade.

O papel machè

Já o papel maché, é diferente, o processo de fabricação é uma pasta grossa que se manipula de forma a poder esculpir, no mesmo site vocês que querem aprender, vão ter muitas dicas.

Fiz vários trabalhos com o papel maché, entre eles, os quadrinhos infantis:

 Papel maché. O seu bebê é menina e a decoração é rosa?


Papel maché. É menina e a decoração lilás?


Nosso trabalho hoje é com tecido, e alguns materiais para compor a decoração.
Vai decorar o quartinho ou a festa do seu bebê? Conheça nossas bonecas e bichinhos, personalizamos temas. 

Visitando nossa loja ou entrando em contato direto com a gente http://chiqueter.blogspot.com.br/p/contato.html







Comentários

  1. Também amo papel reciclado... gosto de fazê-lo na escola com as crianças.
    Fiquei encantada com essa postagem e a de decoração de casamento. Parabéns amiga!
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida Imaculada!
    Obrigada pela sua visita gostosa neste comecinho de segunda! Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Como tingir botões, zíper e renda sintética.

Como restaurar o berço do bebê em 5 passos.

O que fazer quando a roupa mancha com água sanitária.